Do genilsonsantos.wordpress.com
08/02/2012
Foi realizando na manhã dessa terça-feira, 07, em Canindé de São Francisco/SE, o VII Encontro do Comitê Integrado de Segurança Pública do Nordeste (CONSENE) com a participação de gestores de segurança pública dos estados de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Norte, Paraíba, Piauí e Ceará. O evento aconteceu no auditório do Xingó Parque Hotel. Estiveram presentes na reunião secretários de Segurança Pública ou Defesa Social, comandantes gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares, delegados das Polícias Civis, bem como, superintendentes das Polícias Federal e Rodoviária Federal dos referidos Estados e o prefeito do município de Canindé de São Francisco/SE, Orlandinnho Andrade.
O objetivo principal do encontro é exatamente discutir, de maneira estratégica, as ações que visam à redução das práticas criminosas registradas nas divisas dos estados nordestinos, a exemplo de contrabando de armas, tráfico de drogas, roubos em agências bancárias e de cargas e recaptura de foragidos da Justiça. Um exemplo dessas ações diz respeito a operação “Divisa Segura”, que acontece de forma integrada nas divisas do estados nordestinos.
“É gratificante está recebendo em Canindé esse evento tão importante, que irá discutir a segurança de nossa região, mostra que os governos estão preocupados com o momento que passa a população, precisamos nos organizar para combater a bandidagem, porque eles já estão organizados e se não houver essa união fica difícil de combatê-los, que boas idéias surjam desse encontro promovido aqui em Canindé”, esclareceu o prefeito Orlandinho.
A superintendente da Polícia Civil de Sergipe, delegada Katarina Feitoza, que na oportunidade representava o secretário de segurança pública de Sergipe, João Eloy de Menezes, abriu as discussões e comentou sobre a importância do evento para o estado, tendo a satisfação de ter a cidade de Canindé como sede, já que o estado é considerado uma referência no tocante a assuntos inerentes a segurança pública, um trabalho que é reconhecido nacionalmente.
No encontro foram discutidas ações a serem implementadas nos próximos meses, entre essas ações, foi discutido o reforço no patrulhamento nas divisas durante o período carnavalesco. O município de Canindé, por exemplo, receberá o reforço do policiamento da Caatinga e do Choque, de 16 a 22 de fevereiro, período em que será realizado o carnaval da cidade.
“Precisamos intensificar o trabalho uniforme em nossas fronteiras, nossa região (Nordeste) é uma ponte de passagem via Norte e Sudeste, teremos que intensificar esse trabalho de patrulhamento, para que com isso, consigamos coibir principalmente o trafico de entorpecentes”, comentou o delegado Regional, Antônio Francisco.
O abnegado pela função que exerce o tenente Oliveira, do PEPAC – Pelotão Especializado em Área da Caatinga, também esteve presente ao encontro e conversou com nossa equipe de reportagem sobre o determinado evento. “Esse encontro é muito importante, pois visa à conexão das polícias do Nordeste, criando ações integradas entre os estados e municípios na busca de soluções para o combate a diversas práticas criminosas nas fronteiras desses estados, fortalecendo as polícias e dando uma segurança maior para a população. Um exemplo positivo é o trabalho do PEPAC, em três operações realizadas na fronteira entre Sergipe e Alagoas conseguimos apreender três armas de fogo, um carro roubado, cinco mil e quinhentos CD`s piratas entre vários outros objetos apreendidos, oriundos de furtos” esclareceu o tenente Oliveira, do PEPAC.
O próximo Encontro do Comitê Integrado de Segurança Pública do Nordeste será realizado em João Pessoa, na Paraíba, no mês de março.
0 comentários:
Postar um comentário